"Um cão que late muito, além de perturbar os outros, também se prejudica, pois quanto mais late, mais ansioso fica e o estresse desencadeado pelos latidos em demasia podem culminar em úlceras e distúrbios no sistema imunológico.
A primeira coisa a se fazer é entender por que ele late, eliminar as causas e controlar o comportamento. Se a causa não for resolvida, o cachorro pode manifestar outro problema, como forma de transferência.
As causas podem ser: para chamar a atenção; estresse; isolamento; defesa da propriedade; medo; brincadeira; provocação de outras pessoas; fome ou sede.
Elimine as causas que identificar. Lembre-se que um cão saudável necessita de exercícios, uma boa alimentação e convívio social, pois são animais que vivem em grupo e caso permaneçam afastados das pessoas ou trancados poderão manifestar algum tipo de problema.
Ignore o seu cão quando ele latir. Às vezes, os donos estimulam o comportamento com a intenção contrária. Por exemplo: o seu cachorro começou a latir e você foi fazer um carinho nele ou lhe deu um pestisco para confortá-lo. Agora, ele vai latir sempre que quiser atenção. Casas em que as pessoas falam muito alto costumam ter cães que latem muito, pois aprendem por imitação. Não é recomendável gritar para que o cão pare de latir pois ele pode achar que você está latindo, o que vai estimulá-lo mais ainda.
Depois de eliminadas as causas, se ele ainda insistir em latir demais, as punições a serem aplicadas toda vez que o cão latir não podem estar associadas a você, senão, quando não estiver em casa para puni-lo, o mau comportamento vai voltar. Jogue água ou qualquer objeto que o deixe assustado assim que começarem os latidos, mas não deixe que ele o veja. Nunca lhe dê broncas ou bata em seu cachorro, pois ele só vai obedecer enquanto você estiver em casa, além de deixá-lo mais frustrado.
E como último recurso, existem as coleiras anti-latidos, que são bastante eficientes, desde que utilizadas corretamente, caso você não possa punir seu cão. Não causam dor, apenas um desconforto.
Por fim, o seu cachorro deve ser recompensado sempre que fizer silêncio. Dê um petisco, faça carinho ou simplesmente lhe dê atenção quando ele não estiver latindo.
domingo, 16 de agosto de 2009
Psicologia canina
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário